Volvox logo

Sobre o
Volvox

O projecto Volvox baseado numa rede de professores e especialistas da àrea de Biologia de 10 países europeus. Esta colaboração permitiu criar recursos educativos (protocolos experimentais, actividades de sala de aula, saídas de campo, simulações e outros) para o ensino da Biologia em todos os níveis de escolaridade.

Neste sítio poderá encontrar e descarregar os recursos para utilizar na sala de aula ou no laboratório. Todos estes materiais são de utilização gratuita para professores, desde que não existam fins comerciais.

Quando é que o projecto Volvox vai acabar?
Apesar de formalmente o projecto já ter terminado, durante os próximos meses vários recursos serão adicionados aos já existentes. Os outros nove parceiros do projecto publicarão também mais materiais nas suas línguas (inglês, dinamarquês, estoniano, francês, alemão, italiano, polaco e sueco), que poderão ser traduzidos e disponibilizados neste sítio. Os materiais estão também sujeitos a sugestões por parte dos professores que os utilizarem. Essa informação será transmitida aos autores, que poderão fazer alterções ao recurso original.

Quem financia o Volvox?
O projecto Volvox foi financiado pela Comissão Europeia através do programa Ciência e Sociedade. Pode encontrar mais informação na página de apoios deste sítio.

Porquê Volvox?
A alga Volvox É constituída por centenas de células que vivem em conjunto com benefício mútuo. Elas representam uma importante evolução de vida unicelular para entidades cooperantes multicelulares, apesar da cooperação ainda ser ténue. Todas as células numa colónia Volvox estão ligadas por uma rede de ínfimas ligações citoplasmáticas. Eventualmente, grupos de células separam-se do grupo para formarem novas colónias. Este mecanismo espelha o objectivo do projecto Volvox, com a diferença de que a rede que liga os parceiros é electrónica - a internet.

RECURSOS

Descarregar

Resumos executivos dos relatórios do projecto Volvox (em inglês)

Relatório 1 | 2005
1.6 Mb

Relatório 2 | 2006
1.
8 Mb

Relatório 3 | 2007
1.3 Mb